terça-feira, 15 de dezembro de 2020

SOCIOLOGIA

ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12

SEI – SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS

 

No dia 21/12/2020, conforme o calendário escolar vigente, acontecerá o Conselho de Classe e Série do 4º Bimestre, sendo o último antes do encerramento do ano. Portanto, todas as atividades já foram entregues conforme os prazos estabelecidos em cada respectiva atividade tanto no blog quanto no Classroom.

 

Para fechamento e lançamento ao conselho, os estudantes deverão entregar as atividades em atraso até dia 17/12/2020. As atividades de recuperação referente aos bimestres em aberto estão abaixo, todas em Formulários do Google. Os alunos que não conseguiram realizar atividades, seja pelo motivo que for, devem acessar e preencher os formulários respectivos abaixo. Caso já tenha feito anteriormente não é necessário fazer o preenchimento de novo.

 

Aos alunos que entregaram atividades: essa atividade vem como aprofundamento, cujo caráter nessa situação será de bônus e acréscimo na nota bimestral.

 

Para consultar se você fez ou não a atividade é simples: acesse a plataforma Google Classroom. Lá estarão todas as suas atividades Pendentes, Entregues e Corrigidas. Se entregou por e-mail institucional, a devolutiva foi enviada para o mesmo endereço de e-mail que recebi as atividades. Se tiver dúvidas pode me procurar, porém consulte antes se fez as respectivas atividades nas plataformas.

 

FORMULÁRIOS DE RECUPERAÇÃO

 

1º ao 3º Bimestre: https://forms.gle/Ax6vKW1zoCkFEncc7

 

4º Bimestre: https://forms.gle/5PRaa1c5s7pZueN28

 

TODAS AS ATIVIDADES CONSTAM AS RESPECTIVAS DATAS DE ENTREGA. O PRAZO LIMITE COM ATRASO É 17/12/2020 ÀS 23H59

 

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você.

ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12

SEI – SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS

 

Nesta semana, teremos a atividade recuperação e aprofundamento de nossa disciplina. Caso não tenha sido possível atingir conceitos acima da média, essa é a atividade de recuperação, assim como é também para os que fizeram com coerência as atividades e farão o aprofundamento do que trabalhamos durante o bimestre. Todos devem fazer.

 

Link para o formulário: https://forms.gle/SjnSktM2KrdTNb9s9

 

Entrega até 15/12/2020 às 23h59 em uma das seguintes formas:

 

1 – Plataforma Google Classroom: através do anexo das propostas acima descritas, seja em fotografias da atividade feita em meio físico ou pela elaboração através de arquivo digital (word, doc e pdf, por exemplo) entregue na respectiva matéria e semana referente desta atividade.

 

2- E-mail Institucional: caso não seja possível entregar pela plataforma Classroom, você deverá enviar o que está aqui proposto para meu e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação (nome completo, número e turma) assim como a identificação do período referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital que deve ser anexado ao e-mail para entrega.

 

Caso a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.

 

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você.

ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12

RECUPERAÇÃO E APROFUNDAMENTO

 

Cultura e Cultura de Massa

 

 

Conforme informado anteriormente, neste bimestre faremos tanto recuperação de habilidades já trabalhadas junto ao desenvolvimento do tema atual, que é a Violência.

 

Nesta semana, você deverá assistir a reprise da aula do CMSP de 26/11 (2ª série EM - Sociologia - Cultura de massa: https://youtu.be/pKt4nGuUPKQ) e observar os pontos que já estudamos do tema no segundo bimestre, inclusive com aula ao vivo promovida no dia 25/06/2020 sobre o tema.

 

Portanto, o que deverá ser entregue é: uma visão crítica sua sobre o que está sendo apontado na aula, uma vez que você já tem determinada base no assunto. Aponte o que você aprendeu com essa aula, o que você complementaria no tema da “Cultura e Cultura de Massa” assim como demais observações importantes.

Caso não tenha ficado claro, coloque quais pontos sobre o tema não foram elucidados de forma objetiva a você, assim lerei seu relato e poderemos desenvolver esse ponto de forma mais clara.

O registro, conforme de costume, fica a seu critério quanto a forma: escrito, digitado, gravado (áudio e/ou vídeo), etc.

 

Entrega até 09/12/2020 às 23h59 em uma das seguintes formas:

 

1 – Plataforma Google Classroom: através do anexo das propostas acima descritas, seja em fotografias da atividade feita em meio físico ou pela elaboração através de arquivo digital (word, doc e pdf, por exemplo) entregue na respectiva matéria e semana referente desta atividade.

 

2- E-mail Institucional: caso não seja possível entregar pela plataforma Classroom, você deverá enviar o que está aqui proposto para meu e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação (nome completo, número e turma) assim como a identificação do período referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital que deve ser anexado ao e-mail para entrega.

 

Caso a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.

 

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você.

ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11

MOMENTO 3

Caderno do Aluno – Volume 4

p. 108 e 109

 

Nesta semana, o tema abordado será a violência psicológica

 

Assim como a violência estrutural, em seus diversos âmbitos, a violência psicológica também muitas vezes não é percebida de forma explícita pela comunidade, diferente dos sinais e traços da violência física, por exemplo. Entretanto apesar de não deixar marcas no corpo, há impactos na mente e nos direitos das pessoas.

Diferente da violência estrutural, a psicológica geralmente é voltada a um indivíduo não a um grupo, o que não impede uma de mesmo assim uma estar associada à outra.

 

Na atividade desta semana você deverá refletir em um primeiro momento sobre as definições acima citadas. Em seguida, preencha os dois campos de atividades (um na página 108 e outro na página 109) deste Momento, fotografe de forma legível e envie para mim.

 

Lembrete: sempre que você for vítima ou testemunha de uma das formas de violência que estamos abordando e que ainda abordaremos até o final do ano, não deixe de denunciar. Um dos canais é o “Disque Denúncia” no telefone 180. Para mais informações sobre situações de violência psicológica, veja a reportagem a seguir: http://reporterunesp.jor.br/2018/05/15/punir-abusos-psicologicos/

 

Entrega até 01/12/2020 às 23h59 em uma das seguintes formas:

 

1 – Plataforma Google Classroom: através do anexo das propostas acima descritas, seja em fotografias da atividade feita em meio físico ou pela elaboração através de arquivo digital (word, doc e pdf, por exemplo) entregue na respectiva matéria e semana referente desta atividade.

 

2- E-mail Institucional: caso não seja possível entregar pela plataforma Classroom, você deverá enviar o que está aqui proposto para meu e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação (nome completo, número e turma) assim como a identificação do período referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital que deve ser anexado ao e-mail para entrega.

 

Caso a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.

 

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você.

ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11

PREZADO ALUNO, 

APLICAÇÃO  DA AVALIAÇÃO  PROCESSUAL,  TERÁ  INICIO , EM 13/11 ATÉ  23/11/2020,SERÁ  ON LINE.
INFORMAMOS DA OBRIGATORIEDADE DA REALIZAÇÃO  DA REFERIDA AVALIAÇÃO, PARA EFEITO DE  MÉDIA  FINAL DO ANO LETIVO DE 2020.
💢A AVALIAÇÃO  CONSTITUE DE 26 QUESTÕES  DE PORTUGUÊS  E 26 DE MATEMÁTICA 
💢SIGA  AS INSTRUÇÕES  PASSO A PASSO PARA ACESSAR A AVALIAÇÃO:
💢ENTRAR NA SED-SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL 
https://sed.educacao.sp.gov.br/
PREENCHA OS DADOS DE LOGIN E SENHA 
LOGIN: (NÚMERO  RA)
SENHA: DATA DE NASCIMENTO ( Se não mudou)
NO MENU, SELECIONE AS  OPÇOES:
💢  PEDAGÓGICO 
💢PLATAFORMA  CAED
CLIQUE EM CADERNO 
DE ATIVIDADES  DE PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
CLIQUE EM INICIAR,LEIA COM ATENÇÃO AS QUESTÕES,  ESCOLHA A RESPOSTA CORRETA, CLIQUE EM PRÓXIMO 
CHEGANDO NA ÚLTIMA QUESTÃO,  CLIQUE EM FINALIZAR. APÓS FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR  A PROVA.
APÓS  O INÍCIO  DA AVALIAÇÃO   O ALUNO PODERÁ  FINALIZAR EM ATÉ  48 HORAS CORRIDAS.
O ALUNO QUE NÃO  DISPOR DE RECURSOS  TECNOLÓGICOS,  PODERÁ  FAZER  A AVALIAÇÃO  NA ESCOLA,  NO HORÁRIO  DAS 8:00 ÀS 20: 00 HORAS  , COM OS COORDENADORES BENILTON  OU EDUARDO  SEGUINDO O PROTOCOLO DE SEGURANÇA CONTRA O COVID 
FONE ESCOLA: 3425-3044
3425-2107

OU PODERÁ  REALIZAR A AVALIAÇÃO  PELO APLICATIVO  CAED:
ABRIR O PLAY STORE GOOGLE
PESQUISAR  APLICATIVO:
💢CADERNOS DE ATIVIDADES DE SÃO  PAULO( CAED-UFJF)
CLIQUE  EM ENTRAR
DIGITAR RA E SENHA
APARECERÁ  AS OPÇÕES  DE AVALIAÇÃO  PORTUGUÊS  E MATEMÁTICA 
LEIA COM ATENÇÃO , MARCANDO  UMA RESPOSTA
O TEMPO SERÁ  DE 48 HORAS  , PARA RESPONDER ÀS  QUESTÕES,  APÓS  TER  INICIADO O TESTE.
FINALIZAR
APÓS  FINALIZAR NÃO  PODERÁ  RETORNAR A PROVA.
CASO VOCÊ  TENHA QUALQUER DÚVIDA,  PEÇA  AJUDA AO SEU PROFESSOR 

💢💢💢💢💢💢💢💢


ALUNOS: NÃO DEIXE PARA ÚLTIMA  HORA , REALIZE O QUANTO ANTES A AVALIAÇÃO   ...
FAÇA  COM ATENÇÃO,  BOA PROVA

💢💢💢💢💢💢💢💢







 

 

-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas:

https://www.youtube.com/watch?v=j389erhv-QY

https://www.youtube.com/watch?v=oB6uaAx4Tek

ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11

MOMENTO 2

Caderno do Aluno – Volume 4

 

Nesta semana, abordaremos a situação da violência estrutural.

 

“O sociólogo francês Pierre Bourdieu, entre várias contribuições, trouxe luz à violência simbólica caracterizando-a como conceito social, o qual se expressa por meio da aplicação violenta sobre o corpo sem dano físico, atingindo as esferas psicológicas e morais da vítima.” (Trecho retirado do Caderno do Professor de Sociologia – Volume 4).

 

Portanto, a violência estrutural pode ser caracterizada como aquela que muitas vezes não percebemos no cotidiano, uma vez que ela não é materializada pelo emprego da violência física, apesar de em algum casos ocorrer o emprego de ambas, mas das formas que visam coagir grupos a determinadas situações que ferem a liberdade de cada indivíduo.

 

Entretanto, não podemos nos esquecer que uma está ligada com a outra, uma vez que a prática violenta estrutural acaba por validar socialmente ao longo da história a prática violenta física, em diversos casos envolvendo inclusive a morte.

 

Como vimos nas semanas anteriores, casos envolvendo violência estrutural podem não ter relação direta com a violência física, a exemplo da Lei Carolina Dieckmann, assim como existem casos em que ambas coexistem, como no caso da Lei Maria da Penha.

 

Assim, vamos ler, refletir e compreender onde estão essas formas de violência que muitas vezes não estão muito explícitas.

 

Para a atividade desta semana, você deve apresentar exemplos de violência estrutural, podendo inclusive comentar sobre esses. Poderá fazer no seu caderno, assim como em documento digital (word ou pdf), gravar um vídeo, áudio, slides, etc. A forma de apontar seus exemplos fica a seu critério.

 

Os estudantes poderão utilizar a internet para pesquisa, assim como os materiais indicados abaixo.

 

Obs: recomendo que todos assistam o vídeo. Ele é um trecho de entrevista com Sérgio Adorno, Professor titular do Departamento de Sociologia da USP e Diretor do Núcleo de estudos da violência, NEV (conforme indicado no vídeo).

 

MATERIAIS SUGERIDOS E COMPLEMENTARES

 

As raízes da violência no Brasil: https://youtu.be/xuz1sv5nFT0

Centro de Estudos Sociais (Universidade de Coimbra) – Violência Estrutural: https://www.ces.uc.pt/observatorios/crisalt/index.php?id=6522&id_lingua=1&pag=7865#:~:text=Existem%20v%C3%A1rias%20abordagens%

20quanto%20%C3%A0,n%C3%B3mica%20e%20pol%C3%ADtica%20das%20

sociedades.

Estatuto da Igualdade Racial (Lei Nº 12.288, de 20 de Julho de 2010): http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12288.htm

Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm

Resumo da “Lei Maria da Penha” (há neste portal o documento legal completo também): https://www.institutomariadapenha.org.br/lei-11340/resumo-da-lei-maria-da-penha.html
STF aprova a criminalização da homofobia (BBC Brasil):
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47206924

 

 

Entrega até 17/11/2020 às 23h59 em uma das seguintes formas:

 

1 – Plataforma Google Classroom: através do anexo das propostas acima descritas, seja em fotografias da atividade feita em meio físico ou pela elaboração através de arquivo digital (word, doc e pdf, por exemplo) entregue na respectiva matéria e semana referente desta atividade.

 

2- E-mail Institucional: caso não seja possível entregar pela plataforma Classroom, você deverá enviar o que está aqui proposto para meu e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação (nome completo, número e turma) assim como a identificação do período referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital que deve ser anexado ao e-mail para entrega.

 

Caso a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.

 

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você.

ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11

Recuperação: neste quarto e último bimestre, faremos atividades de revisão e recuperação dos conteúdos estudados anteriormente em paralelo aos deste período letivo, cujo foco principal é o conceito de Violência em seus diversos âmbitos sociais.

 

Estudamos no 2º Bimestre as questões culturais do Brasil. Na atividade desta semana, você deverá acompanhar a reprise da aula do CMSP transmitida em 29/10/2020 sobre Diversidade e Cultura Brasileira. Recomendo que assista e já faça as anotações paralelamente relacionando principalmente ao conceito de “violência na formação cultural brasileira”, permitindo que ao final da aula você já tenha sua atividade pronta (mínimo de 10 linhas).

 

Caso queira, pode ser complementado com pesquisa acerca do tema acima destacado. Não se esqueça de sempre apontar a fonte da informação que você está utilizando em seu trabalho.

 

29/10 - 2ª série EM - Sociologia - Diversidade e cultura brasileira: https://youtu.be/Kua5qEi5Hm0

 

Entrega até 10/11/2020 às 23h59 em uma das seguintes formas:

 

1 – Plataforma Google Classroom: através do anexo das propostas acima descritas, seja em fotografias da atividade feita em meio físico ou pela elaboração através de arquivo digital (word, doc e pdf, por exemplo) entregue na respectiva matéria e semana referente desta atividade.

 

2- E-mail Institucional: caso não seja possível entregar pela plataforma Classroom, você deverá enviar o que está aqui proposto para meu e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação (nome completo, número e turma) assim como a identificação do período referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital que deve ser anexado ao e-mail para entrega.

 

Caso a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.

 

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você.

 



 ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10

Dentro do conceito de “Violência”, base de nossas aulas neste bimestre, temos os tipos (simbólica, física, psicológica) e formas de expressão (sexual, doméstica, na escola) dos atos violentos.

 

Na aula desta semana você deverá utilizar ao menos um tipo e forma de expressão, elaborando uma resenha crítica no meio que preferir (escrito no caderno, digitado e entregue em arquivo .doc ou .pdf, gravação de voz, vídeo produzido pelo discente) utilizando os materiais sugeridos e/ou através de pesquisa na internet.

 

DEVE CONTER: Tema definido com tipo e forma de expressão da violência (exemplo: Violência Psicológica Doméstica), título, síntese de sua pesquisa, sua visão sobre o que foi pesquisado, fontes (de onde foram retiradas as informações).

 

Pode ser feito em grupo de até 3 pessoas ou individualmente. Se for feito em grupo, deve conter os nomes de todos os integrantes, com todos realizando a entrega do mesmo arquivo.

 

MATERIAIS DE APOIO

 

Violência e Criminalidade: https://youtu.be/K1oq0bekHhs

Violência simbólica - Brasil Escola: https://youtu.be/pLyHxutNotI

Jovens que agrediram gay na Paulista com lâmpada terão que pagar multa de R$ 25,7 mil:  https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2018/10/18/jovens-que-agrediram-gay-na-paulista-com-lampada-terao-que-pagar-multa-de-r-257-mil.ghtml

Lei Maria da Penha Fonte: Agência Senado: https://www12.senado.leg.br/noticias/entenda-o-assunto/lei-maria-da-penha

''Lei Carolina Dieckmann'' sobre crimes na internet entra em vigor: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2013/04/02/lei-carolina-dieckmann-sobre-crimes-na-internet-entra-em-vigor.htm

 

Entrega até 03/11/2020 às 23h59 em uma das seguintes formas:

 

1 – Plataforma Google Classroom: através do anexo das propostas acima descritas, seja em fotografias da atividade feita em meio físico ou pela elaboração através de arquivo digital (word, doc e pdf, por exemplo) entregue na respectiva matéria e semana referente desta atividade.

 

2- E-mail Institucional: caso não seja possível entregar pela plataforma Classroom, você deverá enviar o que está aqui proposto para meu e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação (nome completo, número e turma) assim como a identificação do período referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital que deve ser anexado ao e-mail para entrega.

 

Caso a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.

 

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você.

 

 

 ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10

Após nossas reflexões da aula anterior, prosseguiremos com as atividades do 4º Bimestre. Neste último período letivo, abordaremos o tema da violência em uma perspectiva sociológica.

 



Figura retirada do Caderno do Professor de Ciências Humanas – Volume 4

 

Para tanto, em nossa primeira atividade você deverá apontar quais as formas de violência que conheça, citando um exemplo. Partiremos disso para nossas próximas aulas.

 

Faça o registro de sua atividade (escrito, digitado, gravado da sua voz, vídeo, etc.) e entregue conforme as orientações abaixo.

 

Entrega até 27/10/2020 às 23h59 em uma das seguintes formas:

 

1 – Plataforma Google Classroom: através do anexo das propostas acima descritas, seja em fotografias da atividade feita em meio físico ou pela elaboração através de arquivo digital (word, doc e pdf, por exemplo) entregue na respectiva matéria e semana referente desta atividade.

 

2- E-mail Institucional: caso não seja possível entregar pela plataforma Classroom, você deverá enviar o que está aqui proposto para meu e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação (nome completo, número e turma) assim como a identificação do período referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital que deve ser anexado ao e-mail para entrega.

 

Caso a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.

 

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você.


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/10 ATÉ 16/10

INÍCIO DO 4º BIMESTRE

 

Você deverá fazer uma análise e autorreflexão da participação nas atividades. Colocarei abaixo alguns pontos que devem ser abordados, porém caso queira adicionar outros relacionados poderá ficar à vontade. Não precisa ser necessariamente escrito, podendo ser feito em outros formatos como já propusemos anteriormente, como gravação de áudio, elaboração de slides, vídeo, etc.

Também não é necessário escrever em forma de tópicos, podendo também ser feito de forma corrida, desde que abordadas as questões abaixo.

 

- Como foi minha (do aluno) participação em Sociologia? O que posso melhorar?

- Minhas expectativas estão sendo cumpridas sobre a matéria? Caso sim, quais? Caso não, o que pode ser feito (tanto por parte do professor quanto por parte do estudante) para que essa resposta se torne positiva?

- Quais sugestões deixo (por parte do estudante) para trabalharmos neste último bimestre que se inicia (opcional).

 

Entrega exclusivamente pelos meios oficiais, com preferência pela plataforma Google Classroom até 20/10/2020 às 23h59.

 

Caso a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.

 

A entrega pode ser realizada por e-mail (endereço está abaixo). O discente deverá obrigatoriamente informar a identificação completa (nome, número, turma), período referente da atividade e anexar arquivos de apenas uma atividade por e-mail. Tais orientações não são necessárias para envio via Classroom, uma vez que a plataforma já faz tal organização.

 

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.


 ATIVIDADES DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10

Atividade da semana: Momento 3 (seria Momento 4, porém saiu como “Momento 3” pela segunda vez no Caderno do Aluno Volume 3)

 

Nesta semana, você deverá ler o Momento 3 (Momento 4) de sua apostila (páginas 87 e 88), seguindo as orientações de pesquisa e atividades propostas.

 

Em um primeiro momento, você deverá ler todas as orientações dessas duas páginas da apostila. Em seguida, deverá anotar suas percepções sobre a relação social do emprego e do desemprego. Ao final do primeiro momento é solicitada uma entrevista, que você pode fazer com amigos e/ou familiares.

 

Como atividade final, é solicitada a construção de um gráfico sobre sua entrevista, conforme orientações na página 87. Estamos em isolamento social, portanto sei que não será possível para todos obter participantes suficientes para elaborar as entrevistas, aceito que seja feito à partir das seguintes metodologias: entrevista; pesquisa; entrevista e pesquisa. Fica a critério do estudante a opção de qual será sua base para levantamento de dados para construção do gráfico sobre emprego e desemprego por faixa etária (conforme solicitado no item 3B da página 87).

 

“Questões como gênero, idade, raça, escolaridade, ramo de atividade, tempo de permanência no atual emprego, tempo de desemprego, região de origem etc. são importantes na composição dos dados. Suas produções devem ser colocadas ao lado de outras, as quais trazem informações similares no âmbito do Brasil.” (Trecho retirado do Caderno do Professor, Volume 3).

 

O recorte do tema de seu gráfico, desde que dentro das propostas apresentadas no Caderno do Aluno, é seu critério. Portanto, é essencial que haja: título, informações objetivas e fontes (de onde foram retiradas as informações).

 

Deixo aqui para fácil acesso os links propostos na página 88:

 

Desemprego em queda: https://youtu.be/XfkH7l43-wE

Descubra SP - Desemprego na RMSP: https://youtu.be/I8IjQEzx1Bk

 

ITENS PARA ENTREGA: Atividades propostas nas páginas 87 e 88 do Caderno do Aluno Volume 3 Parte 2, com elaboração do gráfico conforme as orientações acima (pode ser feito em formato digital, caso prefira).

 

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 06/10/2020 às 23h59.

 

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09

Faremos um encontro ao vivo em 24/09/2020, às 20h30 pela plataforma Google Meet, onde retomaremos discussões anteriores do presente bimestre assim como discutiremos a divisão social do trabalho, com ênfase na divisão sexual. Portanto, revisite e releia as suas reflexões da aula anterior.

 

O link da reunião será disponibilizado 15 minutos antes do início no grupo do Whatsapp da turma para ingresso, com previsão de finalização até 21h15 (45 minutos). Caso não possa participar ao vivo, terá a reprise gravada na plataforma Classroom.

 

Durante a reunião, serão passadas orientações do que deve ser entregue na semana.

 

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 01/10/2020 às 23h59.

 

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.


Atividade da semana: Momento 3 (Caderno do Aluno Volume 3)

Nesta semana, você deverá ler o Momento 3 de sua apostila (páginas 85 e 86), seguindo as orientações de pesquisa e atividades propostas.

Além disso, esse primeiro contato com esses assuntos será importante para nossa aula ao vivo que acontecerá na semana que vem, em 24/09/2020. Conforme devolutiva dos alunos, pretendo fazer a reunião mais cedo pelo Google Meet, às 20h30. Participem!

ITENS PARA ENTREGA: produção à partir do tema “O que diferencia os seres humanos no processo de trabalho?” conforme orientações ao final da página 86.

Caso ainda não tenha retirado seu Caderno do Aluno Volume 3 na escola, aqui consta o link: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/downloads/2a%20se%CC%81rie%203o%20BIM_alterado.pdf

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 22/09/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.


Atividade da semana: Resenha Crítica

Estudantes,
Vamos fazer uma atividade de retomada e reflexão do que foi abordado durante o 3º Bimestre. O principal assunto foi o mundo do trabalho, visto pela perspectiva de estudiosos do assunto, assim como a diferenciação em relação ao mundo animal e as necessidades capitalistas impressas em nós, como a situação do fetichismo da mercadoria.
Portanto, você deverá desenvolver uma resenha (apontar uma síntese do que outros sabem do assunto que os autores estudados anteriormente, assim como demais informações publicadas, com encerramento contendo sua visão sobre o que você sintetizou) cujo tema deve abarcar o que estudamos até aqui deste tema: relação social do trabalho, fetichismo de mercadoria e a mediação do trabalho entre o homem e a natureza (poderá utilizar sua reflexão da aula anterior de reposição).

Pense onde esses três pontos abordados durante o bimestre letivo tangem sua vivência e aborde o tema. Como de costume, pode ser feito não somente de forma escrita, mas também através da gravação de um podcast (gravação de voz), vídeo e outros meios que você preferir. Devido a tal definição não há um mínimo do que deve ser feito em quantidade, mas deverá ter coerência, coesão e estar de acordo com as orientações desta atividade. As fontes das informações, como de costume, devem sempre ser citadas, sendo proibido o plágio.

Exemplos de temas possíveis para abordar: Consumismo; Coerção da Mídia para o Consumo; Influenciadores Digitais e Padrões de Gastos.

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 15/09/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ  04/09
Após as reflexões propostas na aula da semana anterior, vamos utilizar a apostila (Caderno do Aluno) para prosseguir com nosso tema acerca do trabalho e suas relações sociais. Nesta aula, você deverá ler os textos propostos no Momento 2 (páginas 83 e 84). Faça as leituras e realize a atividade proposta no último parágrafo, que consiste em organizar um seminário sobre as “Mudanças no Mundo do Trabalho ao Decorrer do Tempo”, sendo esse o tema da atividade da semana.

Como estamos em contexto de isolamento social, sei que não é possível a entrega filmada de um seminário por parte de todos os alunos. Portanto, a forma de se fazer fica em aberto, podendo-se optar pelo trabalho escrito, filmado, gravado em áudio, entre outras formas de acordo com a criatividade de cada um.

Sugere-se que seja feito em grupo. Como estamos em contexto de isolamento social, poderá ser feito através de aplicativos e/ou ligações telefônicas entre os membros do grupo. Dessa forma, aceito grupos de até 3 integrantes, que deverão entregar o mesmo trabalho com identificação completa (nome, número e turma) dos integrantes na atividade da semana de cada um deles. Será atribuída nota somente a quem entregar em sua respectiva atividade, mesmo constando identificação na entrega de outro colega. Estudantes que optarem por fazer individualmente podem fazer desta forma, caso queiram.

Sugestão de como fazer esta atividade: faça uma reunião pelo Meet, Teams, Whatsapp ou outra plataforma que permita interação através de diálogo e gravação do conteúdo. Façam as discussões conforme o apontado. Ao final salve e envie a gravação pela plataforma Classroom.

Páginas 83 e 84 do Caderno do Aluno do 3º Bimestre: https://drive.google.com/file/d/1SvMYNwg7j5UB7dTkUo8mvArN6fYj_D6u/view?usp=sharing

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 08/09/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ  21/08
PREZADOS ESTUDANTES. CONFORME DEIXEI NOS MURAIS DAS TURMAS 
DO CLASSROOM, MEU CELULAR TEVE UM PROBLEMA TÉCNICO EM SUA
 PORTA DE CARREGAMENTO. PORTANTO O ATENDIMENTO VIA WHATSAPP
 ENCONTRA-SE SUSPENSO DESDE 11/08/2020. ENTRE EM CONTATO COMIGO VIA 
CLASSROOM E E-MAIL, CONFORME ORIENTAÇÕES AO FINAL DESTA ATIVIDADE.

Após as reflexões propostas nas aulas anteriores, vamos analisar o conceito de 
“fetichismo da mercadoria” na presente aula. Estamos refletindo sobre as relações
 laborais (significado: de trabalho), relacionando os conteúdos discutidos no
 2º Bimestre, sobre a Indústria Cultural. Encontramos a intersecção entre esses
temas com o termo destacado acima em negrito. Use também suas atividades do
 bimestre anterior, pois o ajudarão bastante para esta.

Podemos refletir sobre tal expressão partindo de nossas vivências, relacionando as
 habilidades que desenvolvemos até agora. Portanto, você deverá nesta atividade
 sobre esse termo e desenvolver uma resenha crítica que pode ser no formato que
 preferir (exemplo: escrito, áudio, vídeo, etc).

Como fazemos em nossas resenhas desde o começo do ano, você deverá sintetizar
 as pesquisas que fizer sobre o tema proposto e expressar seu posicionamento com
 coesão (estrutura dotada de nexo com começo, meio e fim). Conforme as resenhas 
anteriores, o posicionamento favorável ou contra os autores que discutem o tema não
 será parte da avaliação, mas sim como você constrói seu argumento. Ou seja: não 
importa o “concordar” ou “discordar”, mas sim a forma como você constrói seu “concordo” 
ou “discordo”.

Não há um mínimo de linhas, até porque é proposto que seja feito em diferentes formatos 
além do escrito, porém em todos eles deve haver coesão. As fontes das informações, 
como de costume, devem sempre ser citadas, sendo proibido o plágio.

MATERIAIS DE SUGESTÃO PARA A ATIVIDADE

Fetiche da mercadoria:
https://youtu.be/oV7LwZ-xVJk

Fetichismo de mercadoria: a “naturalização” de padrões sociais “não-naturais”: 
O Fetichismo da mercadoria na obra de Karl Marx: https://www.infoescola.com/filosofia/o-
Episódio de podcast - "Homewear" e o fetichismo da 

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 25/08/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não 
seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br
para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.

 PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ  17/08
Após as reflexões propostas na aula da semana anterior, vamos utilizar a apostila (Caderno do Aluno) para prosseguir com nosso tema acerca do trabalho e suas relações sociais. Nesta aula, você deverá ler os textos propostos nos Momentos 0 e 1 (páginas 81 a 83) e elaborar o quadro comparativo proposto das questões na página final.

Sugere-se que seja feito em grupo. Como estamos em contexto de isolamento social, poderá ser feito através de aplicativos e/ou ligações telefônicas entre os membros do grupo. Dessa forma, aceito grupos de até 3 integrantes, que deverão entregar o mesmo trabalho com identificação completa (nome, número e turma) dos integrantes na atividade da semana de cada um deles. Será atribuída nota somente a quem entregar em sua respectiva atividade, mesmo constando identificação na entrega de outro colega. Estudantes que optarem por fazer individualmente podem fazer desta forma, caso queiram.

Deixo como sugestão duas videoaulas sobre o tema voltadas ao ENEM. Cabe aos estudantes o uso de pesquisa e/ou do material sugerido. Em quaisquer situações, as fontes das informações retiradas e citadas devem sempre ser indicadas.

MATERIAIS PARA ELABORAÇÃO DA ATIVIDADE

Página 81 a 83 do Caderno do Aluno do 3º Bimestre:
https://drive.google.com/file/d/1f98ino-_FVHVaHzEbdr5i7-NxA0Pmid2/view?usp=sharing

Vídeos de Sugestão do canal “Curso ENEM Gratuito” sobre as teorias do trabalho para Marx, Weber e Durkheim:
https://youtu.be/qLiCqXxi22c e https://youtu.be/UG6PTnPpYrM


Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 18/08/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.

 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ  07/08
INÍCIO DO 3º BIMESTRE

Vamos iniciar nosso terceiro bimestre letivo. Portanto, nesta aula será apresentado o tema base de nossas discussões: o trabalho e as relações com a sociedade.
Nossa reflexão partirá do ponto em que a palavra “trabalho” se origina. De acordo com o material didático (Caderno do Professor – SP Faz Escola) do 3º Bimestre:

“[...]ao longo da história, o trabalho era tido como algo imposto a quem não tinha dinheiro e/ou prestígio, por isso uma das possíveis origens da palavra trabalho é a palavra latina tripalium, que nomeia um tipo de instrumento de tortura.”


Representação de um “tripalium”, instrumento romano de tortura

Com o passar do tempo, o termo assumiu outros significados, discutidos por diversos teóricos como Marx, Weber e Durkheim. As funções que desenvolvemos diariamente se relacionam ao trabalho, porém hoje não necessariamente relacionado ao termo de origem em latim.

Nossa primeira proposta do bimestre é: pense na origem da palavra “trabalho” apresentada acima, sua vivência e percepção sobre o termo apresentado e complemente com demais referências da sua preferência, apontando sempre a fonte, e faça uma produção sintetizando suas reflexões e pesquisas. Como de costume, pode ser registro escrito (meio digital ou caderno físico), de áudio ou visual, ficando a seu critério a escolha da forma de fazer a atividade.

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 11/08/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.




                                    
 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/07 ATÉ  31/07
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS E RECUPERAÇÃO

Nesta semana você deverá organizar a entrega de todas as suas pendências até quarta-feira, dia 29/07/2020. Não deixe de refletir sobre nossa disciplina de Sociologia, como ela contribuiu para sua autorreflexão e quais as contribuições para a construção do seu conhecimento.
Lembre-se: você pode também apontar as críticas, possíveis melhorias e formas de trabalharmos nossa disciplina à distância já a partir do 3º Bimestre.
Pode ser feito com registro: escrito, falado (áudio), vídeo, entre outros. Fica a seu critério a forma de elaboração da sua atividade.

Entrega de acordo a proposta de cada atividade no blog da escola até 29/07/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.


 ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ  24/07
Na aula desta semana, refletiremos sobre as imposições trazidas através da cultura de massa. Para isso, utilizaremos como reflexão a proposta do “Momento 4” do seu Caderno do Aluno (leia as páginas 98 a 101).

Nesse trecho da apostila, há reflexões acerca dos filmes “As Patricinhas de Beverly Hills” e “O Diabo Veste Prada”. Você deverá refletir sobre o conceito apresentado no material, assim como assistir o trecho do filme “O Diabo Veste Prada” presente na atividade (é menos de 5 minutos, rapidíssimo).
Após sua leitura, reflexões e discussão, que você pode fazer tanto consigo mesmo quanto com colegas através de plataformas online, monte uma produção abordando os três pontos levantados na página 101 do seu Caderno do Aluno.

É solicitado que seja feito uma produção de texto, entretanto cabe a você escolher se será feito de outra forma, como um vídeo por exemplo. Utilize tanto sua criatividade quanto seu senso crítico para elaborar uma reflexão sobre a influência da indústria cultural perante as identidades.

Há também a possibilidade de ir além, citando outros materiais e obras cinematográficas que não estão presentes nesta proposta. De qualquer forma, lembre-se sempre de citar sua fonte.

Vídeo “O Diabo Veste Prada - Ensino de Arte”: https://youtu.be/4NkU5JCTFt8

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 29/07/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07

No dia 09/07 foi transmitida aula de Sociologia no Centro de Mídias. Vocês devem acompanhar e fazer as atividades propostas na aula à distância na reprise (https://youtu.be/aT-6I-3MWw0). Reflita sobre a proposta abordada sobre “Consumo e Consumismo” partindo das discussões acerca da Cultura de Massa, como visto durante o decorrer deste bimestre.

Poderá ser feito no próprio caderno de Sociologia ou através do Word (Clicando para "Adicionar ou criar", e clicar em "Documento" na plataforma Google Classroom).

O que deve ser entregue: As anotações acerca da aula do CMSP, assim como as perguntas transmitidas e as respostas elaboradas.

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 21/07/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07

Estamos compreendendo durante este bimestre os conceitos de cultura e cultura de massa, diferenciando-os entre si. Você deverá assistir os dois vídeos a seguir com diferentes visões sobre a cultura de massa e refletir sobre “a internet como um veículo de massificação ou democratização”, sendo este o tema de sua atividade.

Faça no estilo de resenha, sendo aceito em diferentes formatos: escrita, vídeo, áudio, slides e outros formatos coerentes na transmissão de sua mensagem.
Você pode usar exemplos do seu cotidiano, produtos culturais que fazem parte do seu contexto e outros elementos que estejam próximos a você. Não é necessário buscar algo desconexo de sua vivência.
Não se esqueça: uma resenha é composta pela síntese (um resumo) das ideias levantadas para a reflexão do tema, citando de onde foi retirada – os vídeos e demais materiais que você queira utilizar – assim como seu posicionamento ao final.
Lembre-se: a nota é pela estrutura de sua resenha, portanto a construção do seu argumento deve ser coerente com as fontes utilizadas, citando-as. Sua opinião ao final da resenha é elemento essencial, portanto não importa qual a natureza dela, mas como você a constrói.

Vídeo “CULTURA DE MASSA - EDGAR MORIN”:
https://youtu.be/SCOlRSKqiKc

Vídeo “Industria Cultural e Cultura de Massa - Escola de Frankfurt e Walter Benjamin” : https://youtu.be/3jLpR344d0A

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 14/07/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07

No dia 02/07, Quinta-feira, das 17h45 às 18h30 será transmitida aula de Sociologia no Centro de Mídias. Vocês devem acompanhar e fazer as atividades propostas na aula à distância, seja ao vivo ou na reprise (Youtube e Centro de Mídias). A reprise será postada na plataforma Classroom assim que for disponibilizada no Youtube.
Poderá ser feito no próprio caderno de Sociologia ou através do Word (Clicando para "Adicionar ou criar", e clicar em "Documento" na plataforma Google Classroom).

O que deve ser entregue: As anotações acerca da aula do CMSP, assim como as perguntas transmitidas e as respostas elaboradas.

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 09/07/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as atividades.
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06

ATIVIDADES
No dia 25/06, Quinta-feira, das 22h15 às 23h00 (horário de nossa aula no período presencial) será feita uma videoconferência através do Google Meet (link será disponibilizado próximo ao horário da aula). Vocês devem acompanhar e fazer as atividades propostas na aula à distância, seja ao vivo ou na reprise (Youtube e Centro de Mídias). A reprise será postada na plataforma Classroom.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, vá pelo Whatsapp ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br.
  LINK DO CLASSROOM: 2ºG  SOCIOLOGIA


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 15/06 ATÉ 19/06
No dia 17/06, Quinta-feira, das 17h45 às 18h30 será transmitida aula de Sociologia no Centro de Mídias. Vocês devem acompanhar e fazer as atividades propostas na aula à distância, seja ao vivo ou na reprise (Youtube e Centro de Mídias). A reprise será postada na plataforma Classroom assim que for disponibilizada no Youtube.

Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 24/06/2020 às 23h59.

Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, vá pelo Whatsapp ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br.

ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/06 ATÉ 12/06

Começaremos nosso segundo bimestre letivo na modalidade à distância. Para facilitar nossa interação, utilizaremos a plataforma “Google Classroom”, que está presente dentro do aplicativo do Centro de Mídias de São Paulo. Veja esse tutorial de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=ut8pUrtbgdw. Lembre-se: ao acessar da forma como está nesse tutorial, utilizando redes móveis (3G/4G), não haverá desconto no seu plano de dados, ou seja, será patrocinado pela Secretaria Estadual de Educação.

Esse acesso é importante, pois as demais entregas de atividades durante o período de isolamento se darão através do Classroom, não mais por e-mail à partir do segundo bimestre.

No dia 11/06, Quinta-feira, das 17h45 às 18h30 será transmitida aula de Projeto de Vida no Centro de Mídias. Vocês devem acompanhar e fazer as atividades propostas na aula à distância, seja ao vivo ou na reprise (Youtube e Centro de Mídias).


Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 16/06/2020 às 23h59.
Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo pelo Whatsapp ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 18/05 ATÉ 22/05
Orientações e atividade no Formulário do Google: https://forms.gle/D4cct68nEGUVDHJ6A
A entrega se dará através do envio do formulário.

Prazo: até 23/05/2020, às 23h59


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 11/05 ATÉ 15/05


Assista a aula dos professores Emerson e Tânia sobre Diversidade Nacional, do Centro de Mídias de São Paulo (transmitida no dia 06/05/2020): https://youtu.be/z4uTHacpHWo

As atividades que fizemos anteriormente conceituam e nos ajudam a compreender as diferenças culturais e sociais no Brasil. Assista essa videoaula e faça anotações dos pontos principais e das atividades nela discutidas, relacionando os conceitos que vimos até agora com o que os professores. Envie esse relatório para mim.

Entrega exclusivamente por e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br até 16/05/2020 às 23h59.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 04/05 ATÉ 08/05

Assista as videoaulas:

1- Canal Stoodi com a definição da palavra Cultura:
https://www.youtube.com/watch?v=GgmlGTFrD3g

2- Canal Lucas dos Santos Althoff, com definições sobre processos de aculturação:
https://www.youtube.com/watch?v=1fl1Xv56q84

Aponte, com suas palavras, as definições e ao menos dois exemplos de: cultura, assimilação, sincretismo, aculturação por transculturação e aculturação por dominação. Você pode utilizar elementos trazidos nos vídeos e de outros locais da internet, mas não será aceito cópia e/ou transcrição do que é dito.

Entrega exclusivamente por e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br até 11/05/2020 às 23h59.


ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 27/04 ATÉ 01/05

Retomada das orientações/devolutivas de atividades enviadas durante o período de férias docentes;

Leitura do capítulo 6 do Livro Didático “Ser diferente é normal”: as diferenças sociais e culturais
(Disponível em:https://seducspmy.sharepoint.com/:b:/g/personal/gabrielmauad_professor_educacao_sp_gov_br/EaxQYpNkdlJLua2gwOVMpfIBEFlViolFRxIs29RjJPF3Bw?e=IROAKU);

Copiar e responder as perguntas da página 85 do Livro Didático
(Disponível em: https://seducspmy.sharepoint.com/:b:/g/personal/gabrielmauad_professor_educacao_sp_gov_br/EUgSr8Ilkc5EmvGFmJ9A5qABMHlB7Qm6A7MY8wL0Vu6jBw?e=YOh9kk)

Fica a critério do(a) aluno(a) copiar e responder no caderno físico ou em meio digital. Caso seja em meio físico, fotografar e enviar a atividade como solicitado.








Nenhum comentário:

Postar um comentário