ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12
SEI –
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS
No dia 21/12/2020, conforme o
calendário escolar vigente, acontecerá o Conselho de Classe e Série do 4º
Bimestre, sendo o último antes do encerramento do ano. Portanto, todas as
atividades já foram entregues conforme os prazos estabelecidos em cada respectiva
atividade tanto no blog quanto no Classroom.
Para fechamento e lançamento ao
conselho, os estudantes deverão entregar as atividades em atraso até dia
17/12/2020. As atividades de recuperação referente aos bimestres em aberto
estão abaixo, todas em Formulários do Google. Os alunos que não conseguiram
realizar atividades, seja pelo motivo que for, devem acessar e preencher os
formulários respectivos abaixo. Caso já tenha feito anteriormente não é
necessário fazer o preenchimento de novo.
Aos alunos que entregaram
atividades: essa atividade vem como aprofundamento, cujo caráter nessa
situação será de bônus e acréscimo na nota bimestral.
Para consultar se você fez ou não a
atividade é simples: acesse a plataforma Google Classroom. Lá estarão todas
as suas atividades Pendentes, Entregues e Corrigidas. Se entregou por e-mail
institucional, a devolutiva foi enviada para o mesmo endereço de e-mail que
recebi as atividades. Se tiver dúvidas pode me procurar, porém consulte antes
se fez as respectivas atividades nas plataformas.
FORMULÁRIOS DE RECUPERAÇÃO
1º ao 3º Bimestre: https://forms.gle/Ax6vKW1zoCkFEncc7
4º Bimestre: https://forms.gle/5PRaa1c5s7pZueN28
TODAS AS ATIVIDADES CONSTAM AS
RESPECTIVAS DATAS DE ENTREGA. O PRAZO LIMITE COM ATRASO É 17/12/2020 ÀS 23H59
Quaisquer dúvidas, entre em contato
comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie
um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
SEI –
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS
Nesta semana, teremos a atividade
recuperação e aprofundamento de nossa disciplina. Caso não tenha sido
possível atingir conceitos acima da média, essa é a atividade de recuperação,
assim como é também para os que fizeram com coerência as atividades e farão o
aprofundamento do que trabalhamos durante o bimestre. Todos devem fazer.
Link para o formulário: https://forms.gle/SjnSktM2KrdTNb9s9
Entrega até 15/12/2020 às 23h59 em
uma das seguintes formas:
1 – Plataforma Google Classroom: através do anexo das propostas
acima descritas, seja em fotografias da atividade feita em meio físico ou
pela elaboração através de arquivo digital (word, doc e pdf, por exemplo)
entregue na respectiva matéria e semana referente desta atividade.
2- E-mail Institucional: caso não seja possível entregar pela
plataforma Classroom, você deverá enviar o que está aqui proposto para meu
e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação
(nome completo, número e turma) assim como a identificação do período
referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito
no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital
que deve ser anexado ao e-mail para entrega.
Caso a entrega seja em fotografias
do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.
Quaisquer dúvidas, entre em contato
comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie
um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
RECUPERAÇÃO
E APROFUNDAMENTO
Cultura
e Cultura de Massa
Conforme informado anteriormente,
neste bimestre faremos tanto recuperação de habilidades já trabalhadas junto
ao desenvolvimento do tema atual, que é a Violência.
Nesta semana, você deverá assistir a
reprise da aula do CMSP de 26/11 (2ª série EM - Sociologia - Cultura de massa:
https://youtu.be/pKt4nGuUPKQ) e observar os pontos que já
estudamos do tema no segundo bimestre, inclusive com aula ao vivo promovida
no dia 25/06/2020 sobre o tema.
Portanto, o que deverá ser entregue
é: uma visão crítica sua sobre o que está sendo apontado na aula, uma vez que
você já tem determinada base no assunto. Aponte o que você aprendeu com essa
aula, o que você complementaria no tema da “Cultura e Cultura de Massa” assim
como demais observações importantes. Caso não tenha ficado claro, coloque
quais pontos sobre o tema não foram elucidados de forma objetiva a você,
assim lerei seu relato e poderemos desenvolver esse ponto de forma mais
clara. O registro, conforme de costume,
fica a seu critério quanto a forma: escrito, digitado, gravado (áudio e/ou
vídeo), etc.
Entrega até 09/12/2020 às 23h59 em
uma das seguintes formas:
1 – Plataforma Google Classroom: através do anexo das propostas
acima descritas, seja em fotografias da atividade feita em meio físico ou
pela elaboração através de arquivo digital (word, doc e pdf, por exemplo)
entregue na respectiva matéria e semana referente desta atividade.
2- E-mail Institucional: caso não seja possível entregar pela
plataforma Classroom, você deverá enviar o que está aqui proposto para meu
e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação
(nome completo, número e turma) assim como a identificação do período
referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito
no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital
que deve ser anexado ao e-mail para entrega.
Caso a entrega seja em fotografias
do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.
Quaisquer dúvidas, entre em contato
comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie
um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
MOMENTO
3 Caderno
do Aluno – Volume 4 p. 108
e 109
Nesta semana, o tema abordado será a
violência psicológica
Assim como a violência estrutural,
em seus diversos âmbitos, a violência psicológica também muitas vezes não é
percebida de forma explícita pela comunidade, diferente dos sinais e traços
da violência física, por exemplo. Entretanto apesar de não deixar marcas no
corpo, há impactos na mente e nos direitos das pessoas. Diferente da violência estrutural, a
psicológica geralmente é voltada a um indivíduo não a um grupo, o que não
impede uma de mesmo assim uma estar associada à outra.
Na atividade desta semana você
deverá refletir em um primeiro momento sobre as definições acima citadas. Em
seguida, preencha os dois campos de atividades (um na página 108 e outro na
página 109) deste Momento, fotografe de forma legível e envie para mim.
Lembrete: sempre que você for vítima
ou testemunha de uma das formas de violência que estamos abordando e que
ainda abordaremos até o final do ano, não deixe de denunciar. Um dos canais é
o “Disque Denúncia” no telefone 180. Para mais informações sobre situações de
violência psicológica, veja a reportagem a seguir: http://reporterunesp.jor.br/2018/05/15/punir-abusos-psicologicos/
Entrega até 01/12/2020 às 23h59 em
uma das seguintes formas:
1 – Plataforma Google Classroom: através do anexo das propostas
acima descritas, seja em fotografias da atividade feita em meio físico ou
pela elaboração através de arquivo digital (word, doc e pdf, por exemplo)
entregue na respectiva matéria e semana referente desta atividade.
2- E-mail Institucional: caso não seja possível entregar pela
plataforma Classroom, você deverá enviar o que está aqui proposto para meu
e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação
(nome completo, número e turma) assim como a identificação do período
referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito
no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital que
deve ser anexado ao e-mail para entrega.
Caso a entrega seja em fotografias
do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.
Quaisquer
dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja
possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
MOMENTO
2 Caderno
do Aluno – Volume 4
Nesta semana, abordaremos a situação
da violência estrutural.
“O sociólogo francês Pierre
Bourdieu, entre várias contribuições, trouxe luz à violência simbólica
caracterizando-a como conceito social, o qual se expressa por meio da
aplicação violenta sobre o corpo sem dano físico, atingindo as esferas
psicológicas e morais da vítima.” (Trecho retirado do Caderno do Professor de
Sociologia – Volume 4).
Portanto, a violência estrutural
pode ser caracterizada como aquela que muitas vezes não percebemos no
cotidiano, uma vez que ela não é materializada pelo emprego da violência
física, apesar de em algum casos ocorrer o emprego de ambas, mas das formas
que visam coagir grupos a determinadas situações que ferem a liberdade de
cada indivíduo.
Entretanto, não podemos nos esquecer
que uma está ligada com a outra, uma vez que a prática violenta estrutural
acaba por validar socialmente ao longo da história a prática violenta física,
em diversos casos envolvendo inclusive a morte.
Como vimos nas semanas anteriores,
casos envolvendo violência estrutural podem não ter relação direta com a
violência física, a exemplo da Lei Carolina Dieckmann, assim como existem
casos em que ambas coexistem, como no caso da Lei Maria da Penha.
Assim, vamos ler, refletir e
compreender onde estão essas formas de violência que muitas vezes não estão
muito explícitas.
Para a atividade desta semana, você
deve apresentar exemplos de violência estrutural, podendo inclusive
comentar sobre esses. Poderá fazer no seu caderno, assim como em documento
digital (word ou pdf), gravar um vídeo, áudio, slides, etc. A forma de
apontar seus exemplos fica a seu critério.
Os estudantes poderão utilizar a
internet para pesquisa, assim como os materiais indicados abaixo.
Obs: recomendo que todos assistam o
vídeo. Ele é um trecho de entrevista com Sérgio Adorno, Professor titular do
Departamento de Sociologia da USP e Diretor do Núcleo de estudos da
violência, NEV (conforme indicado no vídeo).
MATERIAIS SUGERIDOS E COMPLEMENTARES
As raízes da violência no Brasil: https://youtu.be/xuz1sv5nFT0 Centro de Estudos Sociais (Universidade de Coimbra) – Violência Estrutural: https://www.ces.uc.pt/observatorios/crisalt/index.php?id=6522&id_lingua=1&pag=7865#:~:text=Existem%20v%C3%A1rias%20abordagens% 20quanto%20%C3%A0,n%C3%B3mica%20e%20pol%C3%ADtica%20das%20 Estatuto da Igualdade Racial (Lei Nº
12.288, de 20 de Julho de 2010): http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12288.htm Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa
com Deficiência: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm Resumo da “Lei Maria da Penha” (há
neste portal o documento legal completo também): https://www.institutomariadapenha.org.br/lei-11340/resumo-da-lei-maria-da-penha.html
Entrega até 17/11/2020 às 23h59 em
uma das seguintes formas:
1 – Plataforma Google Classroom: através do anexo das propostas
acima descritas, seja em fotografias da atividade feita em meio físico ou
pela elaboração através de arquivo digital (word, doc e pdf, por exemplo)
entregue na respectiva matéria e semana referente desta atividade.
2- E-mail Institucional: caso não seja possível entregar pela
plataforma Classroom, você deverá enviar o que está aqui proposto para meu
e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação
(nome completo, número e turma) assim como a identificação do período
referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito
no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital
que deve ser anexado ao e-mail para entrega.
Caso a entrega seja em fotografias
do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.
Quaisquer dúvidas, entre em contato
comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie
um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
Recuperação: neste quarto e último bimestre,
faremos atividades de revisão e recuperação dos conteúdos estudados
anteriormente em paralelo aos deste período letivo, cujo foco principal é o
conceito de Violência em seus diversos âmbitos sociais.
Estudamos
no 2º Bimestre as questões culturais do Brasil. Na atividade desta semana,
você deverá acompanhar a reprise da aula do CMSP transmitida em 29/10/2020
sobre Diversidade e Cultura Brasileira. Recomendo que assista e já faça as
anotações paralelamente relacionando principalmente ao conceito de “violência
na formação cultural brasileira”, permitindo que ao final da aula você já
tenha sua atividade pronta (mínimo de 10 linhas).
Caso
queira, pode ser complementado com pesquisa acerca do tema acima destacado.
Não se esqueça de sempre apontar a fonte da informação que você está
utilizando em seu trabalho.
29/10
- 2ª série EM - Sociologia - Diversidade e cultura brasileira: https://youtu.be/Kua5qEi5Hm0
Entrega
até 10/11/2020 às 23h59 em uma das seguintes formas:
1
– Plataforma Google Classroom:
através do anexo das propostas acima descritas, seja em fotografias da
atividade feita em meio físico ou pela elaboração através de arquivo digital
(word, doc e pdf, por exemplo) entregue na respectiva matéria e semana
referente desta atividade.
2-
E-mail Institucional: caso
não seja possível entregar pela plataforma Classroom, você deverá enviar o
que está aqui proposto para meu e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação
(nome completo, número e turma) assim como a identificação do período
referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito
no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital
que deve ser anexado ao e-mail para entrega.
Caso
a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e
legíveis.
Quaisquer dúvidas, entre em contato
comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie
um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você. |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
Dentro
do conceito de “Violência”, base de nossas aulas neste bimestre, temos os
tipos (simbólica, física, psicológica) e formas de
expressão (sexual, doméstica, na escola) dos atos
violentos.
Na
aula desta semana você deverá utilizar ao menos um tipo e forma de expressão,
elaborando uma resenha crítica no meio que preferir (escrito no caderno,
digitado e entregue em arquivo .doc ou .pdf, gravação de voz, vídeo produzido
pelo discente) utilizando os materiais sugeridos e/ou através de pesquisa na
internet.
DEVE
CONTER: Tema
definido com tipo e forma de expressão da violência (exemplo: Violência
Psicológica Doméstica), título, síntese de sua pesquisa, sua visão sobre o
que foi pesquisado, fontes (de onde foram retiradas as informações).
Pode
ser feito em grupo de até 3 pessoas ou individualmente. Se for feito em
grupo, deve conter os nomes de todos os integrantes, com todos realizando a
entrega do mesmo arquivo.
MATERIAIS
DE APOIO
Violência
e Criminalidade: https://youtu.be/K1oq0bekHhs Violência
simbólica - Brasil Escola: https://youtu.be/pLyHxutNotI Jovens
que agrediram gay na Paulista com lâmpada terão que pagar multa de R$ 25,7
mil: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2018/10/18/jovens-que-agrediram-gay-na-paulista-com-lampada-terao-que-pagar-multa-de-r-257-mil.ghtml Lei
Maria da Penha Fonte: Agência Senado: https://www12.senado.leg.br/noticias/entenda-o-assunto/lei-maria-da-penha ''Lei
Carolina Dieckmann'' sobre crimes na internet entra em vigor: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2013/04/02/lei-carolina-dieckmann-sobre-crimes-na-internet-entra-em-vigor.htm
Entrega
até 03/11/2020 às 23h59 em uma das seguintes formas:
1
– Plataforma Google Classroom:
através do anexo das propostas acima descritas, seja em fotografias da
atividade feita em meio físico ou pela elaboração através de arquivo digital
(word, doc e pdf, por exemplo) entregue na respectiva matéria e semana
referente desta atividade.
2-
E-mail Institucional: caso
não seja possível entregar pela plataforma Classroom, você deverá enviar o
que está aqui proposto para meu e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação
(nome completo, número e turma) assim como a identificação do período
referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito
no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital
que deve ser anexado ao e-mail para entrega.
Caso
a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e
legíveis.
Quaisquer dúvidas,
entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível
o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10
Após
nossas reflexões da aula anterior, prosseguiremos com as atividades do 4º
Bimestre. Neste último período letivo, abordaremos o tema da violência
em uma perspectiva sociológica.
Figura retirada do Caderno do Professor de
Ciências Humanas – Volume 4
Para
tanto, em nossa primeira atividade você deverá apontar quais as formas de
violência que conheça, citando um exemplo. Partiremos disso para nossas
próximas aulas.
Faça
o registro de sua atividade (escrito, digitado, gravado da sua voz, vídeo,
etc.) e entregue conforme as orientações abaixo.
Entrega
até 27/10/2020 às 23h59 em uma das seguintes formas:
1
– Plataforma Google Classroom:
através do anexo das propostas acima descritas, seja em fotografias da
atividade feita em meio físico ou pela elaboração através de arquivo digital
(word, doc e pdf, por exemplo) entregue na respectiva matéria e semana
referente desta atividade.
2-
E-mail Institucional: caso
não seja possível entregar pela plataforma Classroom, você deverá enviar o
que está aqui proposto para meu e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação
(nome completo, número e turma) assim como a identificação do período
referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito
no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital
que deve ser anexado ao e-mail para entrega.
Caso
a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e
legíveis.
Quaisquer dúvidas,
entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível
o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/10 ATÉ 16/10
INÍCIO
DO 4º BIMESTRE
Você
deverá fazer uma análise e autorreflexão da participação nas atividades.
Colocarei abaixo alguns pontos que devem ser abordados, porém caso queira
adicionar outros relacionados poderá ficar à vontade. Não precisa ser
necessariamente escrito, podendo ser feito em outros formatos como já
propusemos anteriormente, como gravação de áudio, elaboração de slides,
vídeo, etc. Também
não é necessário escrever em forma de tópicos, podendo também ser feito de
forma corrida, desde que abordadas as questões abaixo.
-
Como foi minha (do aluno) participação em Sociologia? O que posso melhorar? -
Minhas expectativas estão sendo cumpridas sobre a matéria? Caso sim, quais?
Caso não, o que pode ser feito (tanto por parte do professor quanto por parte
do estudante) para que essa resposta se torne positiva? -
Quais sugestões deixo (por parte do estudante) para trabalharmos neste último
bimestre que se inicia (opcional).
Entrega
exclusivamente pelos meios oficiais, com preferência pela plataforma Google
Classroom até 20/10/2020 às 23h59.
Caso
a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e
legíveis.
A
entrega pode ser realizada por e-mail (endereço está abaixo). O discente
deverá obrigatoriamente informar a identificação completa (nome, número,
turma), período referente da atividade e anexar arquivos de apenas uma
atividade por e-mail. Tais orientações não são necessárias para envio via
Classroom, uma vez que a plataforma já faz tal organização.
Quaisquer
dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja
possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o
Classroom e entregar as atividades. |
ATIVIDADES
DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
Atividade da semana: Momento 3 (seria Momento 4, porém
saiu como “Momento 3” pela segunda vez no Caderno do Aluno Volume 3)
Nesta
semana, você deverá ler o Momento 3 (Momento 4) de sua apostila (páginas 87 e
88), seguindo as orientações de pesquisa e atividades propostas.
Em
um primeiro momento, você deverá ler todas as orientações dessas duas páginas
da apostila. Em seguida, deverá anotar suas percepções sobre a relação social
do emprego e do desemprego. Ao final do primeiro momento é solicitada uma
entrevista, que você pode fazer com amigos e/ou familiares.
Como
atividade final, é solicitada a construção de um gráfico sobre sua
entrevista, conforme orientações na página 87. Estamos em isolamento social,
portanto sei que não será possível para todos obter participantes suficientes
para elaborar as entrevistas, aceito que seja feito à partir das seguintes
metodologias: entrevista; pesquisa; entrevista e pesquisa. Fica a critério do
estudante a opção de qual será sua base para levantamento de dados para
construção do gráfico sobre emprego e desemprego por faixa etária (conforme
solicitado no item 3B da página 87).
“Questões
como gênero, idade, raça, escolaridade, ramo de atividade, tempo de permanência
no atual emprego, tempo de desemprego, região de origem etc. são importantes
na composição dos dados. Suas produções devem ser colocadas ao lado de
outras, as quais trazem informações similares no âmbito do Brasil.” (Trecho
retirado do Caderno do Professor, Volume 3).
O
recorte do tema de seu gráfico, desde que dentro das propostas apresentadas
no Caderno do Aluno, é seu critério. Portanto, é essencial que haja: título,
informações objetivas e fontes (de onde foram retiradas as informações).
Deixo
aqui para fácil acesso os links propostos na página 88:
Desemprego
em queda: https://youtu.be/XfkH7l43-wE Descubra
SP - Desemprego na RMSP: https://youtu.be/I8IjQEzx1Bk
ITENS PARA ENTREGA: Atividades propostas nas páginas 87 e 88 do Caderno
do Aluno Volume 3 Parte 2, com elaboração do gráfico conforme as orientações
acima (pode ser feito em formato digital, caso prefira).
Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom
até 06/10/2020 às 23h59.
Quaisquer
dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja
possível o acesso, envie e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br
para que eu possa orientar você como
acessar o Classroom e entregar as atividades. |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09 Faremos
um encontro ao vivo em 24/09/2020, às 20h30 pela plataforma Google Meet, onde
retomaremos discussões anteriores do presente bimestre assim como
discutiremos a divisão social do trabalho, com ênfase na divisão sexual.
Portanto, revisite e releia as suas reflexões da aula anterior.
O
link da reunião será disponibilizado 15 minutos antes do início no grupo do
Whatsapp da turma para ingresso, com previsão de finalização até 21h15 (45
minutos). Caso não possa participar ao vivo, terá a reprise gravada na
plataforma Classroom.
Durante
a reunião, serão passadas orientações do que deve ser entregue na semana.
Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom
até 01/10/2020 às 23h59.
Quaisquer
dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja
possível o acesso, envie e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br
para que eu possa orientar você como
acessar o Classroom e entregar as atividades. |
Atividade da semana: Momento 3 (Caderno do Aluno Volume
3)
Nesta
semana, você deverá ler o Momento 3 de sua apostila (páginas 85 e 86),
seguindo as orientações de pesquisa e atividades propostas.
Além
disso, esse primeiro contato com esses assuntos será importante para nossa
aula ao vivo que acontecerá na semana que vem, em 24/09/2020. Conforme
devolutiva dos alunos, pretendo fazer a reunião mais cedo pelo Google Meet, às
20h30. Participem!
ITENS PARA ENTREGA: produção à partir do tema “O que diferencia os seres
humanos no processo de trabalho?” conforme orientações ao final da página 86.
Caso
ainda não tenha retirado seu Caderno do Aluno Volume 3 na escola, aqui consta
o link: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/downloads/2a%20se%CC%81rie%203o%20BIM_alterado.pdf
Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom
até 22/09/2020 às 23h59.
Quaisquer
dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja
possível o acesso, envie e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br
para que eu possa orientar você como
acessar o Classroom e entregar as atividades.
|
Atividade da semana: Resenha Crítica
Estudantes,
Vamos
fazer uma atividade de retomada e reflexão do que foi abordado durante o 3º
Bimestre. O principal assunto foi o mundo do trabalho, visto pela perspectiva
de estudiosos do assunto, assim como a diferenciação em relação ao mundo
animal e as necessidades capitalistas impressas em nós, como a situação do
fetichismo da mercadoria.
Portanto,
você deverá desenvolver uma resenha (apontar uma síntese do que outros sabem
do assunto que os autores estudados anteriormente, assim como demais
informações publicadas, com encerramento contendo sua visão sobre o que você
sintetizou) cujo tema deve abarcar o que estudamos até aqui deste tema: relação
social do trabalho, fetichismo de mercadoria e a mediação do trabalho entre o
homem e a natureza (poderá utilizar sua reflexão da aula anterior de
reposição).
Pense
onde esses três pontos abordados durante o bimestre letivo tangem sua
vivência e aborde o tema. Como de costume, pode ser feito não somente de
forma escrita, mas também através da gravação de um podcast (gravação de
voz), vídeo e outros meios que você preferir. Devido a tal definição não há
um mínimo do que deve ser feito em quantidade, mas deverá ter coerência,
coesão e estar de acordo com as orientações desta atividade. As fontes das informações, como de
costume, devem sempre ser citadas, sendo proibido o plágio.
Exemplos de temas possíveis para abordar: Consumismo; Coerção da Mídia para
o Consumo; Influenciadores Digitais e Padrões de Gastos.
Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom
até 15/09/2020 às 23h59.
Quaisquer
dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja
possível o acesso, envie e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br
para que eu possa orientar você como
acessar o Classroom e entregar as atividades.
|
Após
as reflexões propostas na aula da semana anterior, vamos utilizar a apostila
(Caderno do Aluno) para prosseguir com nosso tema acerca do trabalho e suas
relações sociais. Nesta aula, você deverá ler os textos propostos no Momento 2
(páginas 83 e 84). Faça as leituras e realize a atividade proposta no último
parágrafo, que consiste em organizar um seminário sobre as “Mudanças no
Mundo do Trabalho ao Decorrer do Tempo”, sendo esse o tema da atividade
da semana.
Como
estamos em contexto de isolamento social, sei que não é possível a entrega
filmada de um seminário por parte de todos os alunos. Portanto, a forma de se
fazer fica em aberto, podendo-se optar pelo trabalho escrito, filmado,
gravado em áudio, entre outras formas de acordo com a criatividade de cada
um.
Sugere-se que seja feito em grupo. Como estamos em contexto de isolamento social, poderá ser feito através de aplicativos e/ou ligações telefônicas entre os membros do grupo. Dessa forma, aceito grupos de até 3 integrantes, que deverão entregar o mesmo trabalho com identificação completa (nome, número e turma) dos integrantes na atividade da semana de cada um deles. Será atribuída nota somente a quem entregar em sua respectiva atividade, mesmo constando identificação na entrega de outro colega. Estudantes que optarem por fazer individualmente podem fazer desta forma, caso queiram.
Sugestão de como fazer esta atividade: faça uma reunião pelo Meet, Teams,
Whatsapp ou outra plataforma que permita interação através de diálogo e
gravação do conteúdo. Façam as discussões conforme o apontado. Ao final salve
e envie a gravação pela plataforma Classroom.
Páginas
83 e 84 do Caderno do Aluno do 3º Bimestre: https://drive.google.com/file/d/1SvMYNwg7j5UB7dTkUo8mvArN6fYj_D6u/view?usp=sharing
Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 08/09/2020 às 23h59.
Quaisquer
dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja
possível o acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br
para que eu possa orientar você como
acessar o Classroom e entregar as atividades.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ 21/08
PREZADOS
ESTUDANTES. CONFORME DEIXEI NOS MURAIS DAS TURMAS
DO CLASSROOM, MEU CELULAR
TEVE UM PROBLEMA TÉCNICO EM SUA
PORTA DE CARREGAMENTO. PORTANTO O ATENDIMENTO
VIA WHATSAPP
ENCONTRA-SE SUSPENSO DESDE 11/08/2020. ENTRE EM CONTATO COMIGO
VIA
CLASSROOM E E-MAIL, CONFORME ORIENTAÇÕES AO FINAL DESTA ATIVIDADE.
Após
as reflexões propostas nas aulas anteriores, vamos analisar o conceito de
“fetichismo
da mercadoria” na presente aula. Estamos refletindo sobre as relações
laborais (significado: de trabalho), relacionando os conteúdos discutidos no
2º Bimestre, sobre a Indústria Cultural. Encontramos a intersecção entre
esses
temas com o termo destacado acima em negrito. Use também suas
atividades do
bimestre anterior, pois o ajudarão bastante para esta.
Podemos
refletir sobre tal expressão partindo de nossas vivências, relacionando as
habilidades que desenvolvemos até agora. Portanto, você deverá nesta
atividade
sobre esse termo e desenvolver uma resenha crítica que
pode ser no formato que
preferir (exemplo: escrito, áudio, vídeo, etc).
Como
fazemos em nossas resenhas desde o começo do ano, você deverá sintetizar
as
pesquisas que fizer sobre o tema proposto e expressar seu posicionamento com
coesão (estrutura dotada de nexo com começo, meio e fim). Conforme as
resenhas
anteriores, o posicionamento favorável ou contra os autores que
discutem o tema não
será parte da avaliação, mas sim como você constrói seu
argumento. Ou seja: não
importa o “concordar” ou “discordar”, mas sim a forma
como você constrói seu “concordo”
ou “discordo”.
Não
há um mínimo de linhas, até porque é proposto que seja feito em diferentes
formatos
além do escrito, porém em todos eles deve haver coesão. As fontes
das informações,
como de costume, devem sempre ser citadas, sendo proibido o
plágio.
Fetichismo de mercadoria: a “naturalização” de padrões sociais “não-naturais”:
O
Fetichismo da mercadoria na obra de Karl Marx: https://www.infoescola.com/filosofia/o-
Episódio
de podcast - "Homewear" e o fetichismo da
Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 25/08/2020 às 23h59.
Quaisquer dúvidas, entre
em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não
seja possível o
acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br
para que eu possa orientar você como acessar o
Classroom e entregar as atividades.
|
Após as reflexões
propostas na aula da semana anterior, vamos utilizar a apostila (Caderno do
Aluno) para prosseguir com nosso tema acerca do trabalho e suas relações
sociais. Nesta aula, você deverá ler os textos propostos nos Momentos 0 e 1
(páginas 81 a 83) e elaborar o quadro comparativo proposto das questões na
página final.
Sugere-se que seja feito em grupo. Como estamos em contexto de isolamento social, poderá ser feito através de aplicativos e/ou ligações telefônicas entre os membros do grupo. Dessa forma, aceito grupos de até 3 integrantes, que deverão entregar o mesmo trabalho com identificação completa (nome, número e turma) dos integrantes na atividade da semana de cada um deles. Será atribuída nota somente a quem entregar em sua respectiva atividade, mesmo constando identificação na entrega de outro colega. Estudantes que optarem por fazer individualmente podem fazer desta forma, caso queiram. Deixo como sugestão duas videoaulas sobre o tema voltadas ao ENEM. Cabe aos estudantes o uso de pesquisa e/ou do material sugerido. Em quaisquer situações, as fontes das informações retiradas e citadas devem sempre ser indicadas. MATERIAIS PARA ELABORAÇÃO DA ATIVIDADE Página 81 a 83 do Caderno do Aluno do 3º Bimestre: https://drive.google.com/file/d/1f98ino-_FVHVaHzEbdr5i7-NxA0Pmid2/view?usp=sharing Vídeos de Sugestão do canal “Curso ENEM Gratuito” sobre as teorias do trabalho para Marx, Weber e Durkheim: https://youtu.be/qLiCqXxi22c e https://youtu.be/UG6PTnPpYrM Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 18/08/2020 às 23h59.
Quaisquer dúvidas, entre em contato
comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, vá
pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br
para que eu possa orientar você como
acessar o Classroom e entregar as atividades.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ 07/08
INÍCIO
DO 3º BIMESTRE
Vamos
iniciar nosso terceiro bimestre letivo. Portanto, nesta aula será apresentado
o tema base de nossas discussões: o trabalho e as relações com a sociedade.
Nossa
reflexão partirá do ponto em que a palavra “trabalho” se origina. De acordo
com o material didático (Caderno do Professor – SP Faz Escola) do 3º
Bimestre:
“[...]ao longo da história, o trabalho era tido como algo imposto a quem não tinha dinheiro e/ou prestígio, por isso uma das possíveis origens da palavra trabalho é a palavra latina tripalium, que nomeia um tipo de instrumento de tortura.”
Representação
de um “tripalium”, instrumento romano de tortura
Com
o passar do tempo, o termo assumiu outros significados, discutidos por
diversos teóricos como Marx, Weber e Durkheim. As funções que desenvolvemos
diariamente se relacionam ao trabalho, porém hoje não necessariamente
relacionado ao termo de origem em latim.
Nossa
primeira proposta do bimestre é: pense na origem da palavra “trabalho”
apresentada acima, sua vivência e percepção sobre o termo apresentado e
complemente com demais referências da sua preferência, apontando sempre a
fonte, e faça uma produção sintetizando suas reflexões e pesquisas. Como de
costume, pode ser registro escrito (meio digital ou caderno físico), de áudio
ou visual, ficando a seu critério a escolha da forma de fazer a atividade.
Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 11/08/2020 às 23h59.
Quaisquer dúvidas, entre
em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o
acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br
para que eu possa orientar você como
acessar o Classroom e entregar as atividades.
|
SEMANA
DE ESTUDOS INTENSIVOS E RECUPERAÇÃO
Nesta
semana você deverá organizar a entrega de todas as suas pendências até
quarta-feira, dia 29/07/2020. Não deixe de refletir sobre nossa disciplina de
Sociologia, como ela contribuiu para sua autorreflexão e quais as
contribuições para a construção do seu conhecimento.
Lembre-se: você pode também apontar as críticas, possíveis melhorias e formas de trabalharmos nossa disciplina à distância já a partir do 3º Bimestre.
Pode
ser feito com registro: escrito, falado (áudio), vídeo, entre outros. Fica a
seu critério a forma de elaboração da sua atividade.
Entrega
de acordo a proposta de cada atividade no blog da escola até 29/07/2020 às
23h59.
Quaisquer
dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja
possível o acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o
Classroom e entregar as atividades.
|
Na aula desta semana, refletiremos
sobre as imposições trazidas através da cultura de massa. Para isso,
utilizaremos como reflexão a proposta do “Momento 4” do seu Caderno do Aluno
(leia as páginas 98 a 101).
Nesse
trecho da apostila, há reflexões acerca dos filmes “As Patricinhas de Beverly
Hills” e “O Diabo Veste Prada”. Você deverá refletir sobre o conceito
apresentado no material, assim como assistir o trecho do filme “O Diabo Veste
Prada” presente na atividade (é menos de 5 minutos, rapidíssimo).
Após
sua leitura, reflexões e discussão, que você pode fazer tanto consigo mesmo
quanto com colegas através de plataformas online, monte uma produção
abordando os três pontos levantados na página 101 do seu Caderno do Aluno.
É
solicitado que seja feito uma produção de texto, entretanto cabe a você
escolher se será feito de outra forma, como um vídeo por exemplo. Utilize
tanto sua criatividade quanto seu senso crítico para elaborar uma reflexão
sobre a influência da indústria cultural perante as identidades.
Há
também a possibilidade de ir além, citando outros materiais e obras
cinematográficas que não estão presentes nesta proposta. De qualquer forma,
lembre-se sempre de citar sua fonte.
Vídeo “O Diabo Veste Prada - Ensino de Arte”: https://youtu.be/4NkU5JCTFt8
Entrega
exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 29/07/2020 às 23h59.
Quaisquer dúvidas, entre
em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o
acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br
para que eu possa orientar você como
acessar o Classroom e entregar as atividades.
|
No
dia 09/07 foi transmitida aula de Sociologia no Centro de Mídias. Vocês devem
acompanhar e fazer as atividades propostas na aula à distância na reprise (https://youtu.be/aT-6I-3MWw0).
Reflita sobre a proposta abordada sobre “Consumo e Consumismo” partindo das
discussões acerca da Cultura de Massa, como visto durante o decorrer deste
bimestre.
Poderá
ser feito no próprio caderno de Sociologia ou através do Word (Clicando para
"Adicionar ou criar", e clicar em "Documento" na
plataforma Google Classroom).
O
que deve ser entregue:
As anotações acerca da aula do CMSP, assim como as perguntas transmitidas e
as respostas elaboradas.
Entrega
exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 21/07/2020 às 23h59.
Quaisquer
dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja
possível o acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br
para que eu possa orientar você como
acessar o Classroom e entregar as atividades.
|
Estamos
compreendendo durante este bimestre os conceitos de cultura e cultura de
massa, diferenciando-os entre si. Você deverá assistir os dois vídeos a seguir
com diferentes visões sobre a cultura de massa e refletir sobre “a
internet como um veículo de massificação ou democratização”, sendo este o
tema de sua atividade.
Faça
no estilo de resenha, sendo aceito em diferentes formatos: escrita, vídeo,
áudio, slides e outros formatos coerentes na transmissão de sua mensagem.
Você
pode usar exemplos do seu cotidiano, produtos culturais que fazem parte do
seu contexto e outros elementos que estejam próximos a você. Não é necessário
buscar algo desconexo de sua vivência.
Não
se esqueça: uma resenha é composta pela síntese (um resumo) das ideias
levantadas para a reflexão do tema, citando de onde foi retirada – os vídeos
e demais materiais que você queira utilizar – assim como seu posicionamento
ao final.
Lembre-se:
a nota é pela estrutura de sua resenha, portanto a construção do seu
argumento deve ser coerente com as fontes utilizadas, citando-as. Sua opinião
ao final da resenha é elemento essencial, portanto não importa qual a
natureza dela, mas como você a constrói.
Vídeo “CULTURA DE MASSA - EDGAR MORIN”: https://youtu.be/SCOlRSKqiKc
Vídeo
“Industria Cultural e Cultura de Massa - Escola de Frankfurt e Walter
Benjamin” : https://youtu.be/3jLpR344d0A
Entrega
exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 14/07/2020 às 23h59.
Quaisquer
dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja
possível o acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br
para que eu possa orientar você como
acessar o Classroom e entregar as atividades.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 29/06 ATÉ 03/07
No
dia 02/07, Quinta-feira, das 17h45 às 18h30 será transmitida aula de
Sociologia no Centro de Mídias. Vocês devem acompanhar e fazer as atividades
propostas na aula à distância, seja ao vivo ou na reprise (Youtube e Centro
de Mídias). A reprise será postada na plataforma Classroom assim que for
disponibilizada no Youtube.
Poderá
ser feito no próprio caderno de Sociologia ou através do Word (Clicando para
"Adicionar ou criar", e clicar em "Documento" na
plataforma Google Classroom).
O que deve ser entregue: As anotações acerca da aula do
CMSP, assim como as perguntas transmitidas e as respostas elaboradas.
Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom
até 09/07/2020 às 23h59.
Quaisquer
dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja
possível o acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br
para que eu possa orientar você como
acessar o Classroom e entregar as atividades.
|
ATIVIDADES
LINK DO CLASSROOM: 2ºG SOCIOLOGIA
|